29 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

Jornal Opção

Jayro Rodrigues

Jayro Rodrigues da Silveira  •  84 anos

FICHA PESSOAL

Data de nascimento: 16/04/1940
Naturalidade: Rio Verde-GO (BRA)

Linha do tempo

16/04/1940

Nasce Jayro Rodrigues em Rio Verde-GO (BRA).

FUNÇÃO

Jornalista Esportivo e Político

HISTÓRIA

Jayro Rodrigues nasceu em Rio Verde, em abril de 1940. Ainda na infância foi morar na cidade de Jataí e aos dez anos de idade desembarcou ao lado da mãe na cidade de Anápolis. Apaixonado pelo esporte, porém excluído pela falta de habilidade com ela nos pés, começou a se apaixonar pelo jornalismo ao escrever no jornal do Grêmio Estudantil do colégio.

Em 1963, já atuava como correspondente do jornal O popular na cidade de Anápolis, e por destino e na falta de um comentarista passou a trabalhar também na Rádio Carajá. A medida que ganhava experiência foi construindo um estilo próprio: contundente, de voz firme e informações precisas.

Jayro Rodrigues trabalhou em vários veículos impressos no estado: O popular, Diário da Manhã, Jornal Opção, O Anápolis entre outros. No meio radiofônico atuou como comentarista e muitas vezes chefe de equipe nas rádios São Francisco, Anhanguera, Brasil Central, Difusora e na TV Anhanguera. O jornalista ainda foi correspondente do Jornal da Tarde e da Revista Placar na década de 1970.

Na TV, nos anos de 1968 e 1969, apresentava um programa diário de 15 minutos na TV Anhanguera junto com Nickerson Filho com análise e informações esportivas. O programa se chamava "A Bola no 2".

Durante a década de 1970 foi chefe da equipe de esportes da Rádio Brasil Central (RBC) que funcionava nas ondas médias, curtas e tropicais atingindo todo o território nacional. A primeira transmissão internacional do estado de Goiás foi feito pela RBC em 1974 na cobertura do Mundial de Basquete realizado, em Chihuahua-MEX, com Real Madrid-ESP (campeão do torneio), Ignis Varese-ITA, Vila Nova-BRA, Maryland Terrapins-EUA, Panteras de Aguacalientes-MEX e Dorados de Chihuahua-MEX. O time goiano parou na semifinal para os espanhóis conquistando o 3º lugar. Clomar Vieira e José Carlos Rangel foram os profissionais enviados para a cobertura in loco.

Como presidente do Consórcio de Empresas de Radiodifusão Notícias do Estado de Goiás (Cerne), na década de 1980 e 1990 foi o responsável por incentivar a cobertura esportiva nos veículos pertencentes ao governo goiano. Uma das grandes coberturas foi a transmissão como cabeça de rede da Copa do Mundo de 1990, na Itália, onde 14 profissionais foram liderados por Evandro Gomes e Antônio Porto para acompanhar os jogos da principal competição futebolística.

No futebol, mesmo sendo um exímio amante das cores verdes da Sociedade Esportiva Palmeiras, por inspiração da esposa se encantou pelo rubro do Vila Nova Futebol Clube onde não escondeu ser torcedor e reconheceu interromper a carreira na crônica esportiva quando percebeu que o torcedor, muitas vezes, tinha mais força que o profissional.

Atualmente atua como analista na equipe de assessores do governador Marconi Perillo.
Desenvolvido por brgomes.com