16/10/2014 10:09  •  Atualizada em 09/12/2014 23:08

Tomazinho: O comandante do último grito alvinegro de campeão

Além de importante no futebol, foi um dos primeiros professores de educação física em nossa capital


João Paulo di Medeiros/ Futebol de Goyaz

Nascido em uma família que muito produziu para o futebol goiano, Tomazinho foi um ponta direita de rara habilidade e que fez muito sucesso no futebol goiano e em grandes clubes do futebol brasileiro. Mineiro da cidade de Conquista, Thomas de Aquino Gonçalves chegou em solo goiano ainda na infância. Paulo Gonçalves é irmão e grande parceiro durante a carreira de jogador e treinador.

No futebol começou a carreira no Goiás Esporte Clube. Em seguida se transferiu para o Goiânia onde teve participação decisiva na construção da sequência pentacampeã de titulo do alvinegro goiano.

Em 1954, ele se transferiu para o Atlético-MG onde fez gols, foi destaque e ídolo, hoje figura entre os 20 maiores artilheiros da história do alvinegro de Minas Gerais. Também jogou no Palmeiras onde realizou grandes embates com o Santos de Pelé.

Enquanto estava jogando em Belo Horizonte dedicou aos estudos e se formou em educação física. É um dos primeiros professores da Esefego (Escola de Educação Fisica de Goiás) onde foi contratado na década de 1960.

Como treinador trabalhou nos quatro clubes da capital. Teve duas passagens marcantes: era o comandante do Goiás em 1965 quando o time quase foi rebaixado no campeonato estadual e foi o comandante do último título do Goiânia na elite do futebol goiano, em 1974.

Confira a 34ª edição do Futebol de Goyaz e suas histórias:



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


No dia 28/02/1943 houve a primeira transmissão de um jogo de futebol em Goiás. Os locutores Iamerô e Luiz Carlos, transmitiram o amistoso Goiânia 5x3 Anápolis SC, no Estádio Pedro Ludovico, pela ZYG-3.