3 de dezembro de 2021
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

NOTÍCIAS

16/11/2021 12:36  •  Atualizada em 16/11/2021 12:36

Goiás e Guarani têm histórico de duelos decisivos

Clubes já se enfrentaram em momentos importantes no Brasileirão

Reprodução

Após vencer o Remo, fora de casa, o Goiás tem duelo decisivo diante do Guarani para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Não será a primeira vez que o time esmeraldino terá partida tão importante no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em sua história.

Em 1983, o Goiás viajou para Campinas (SP) com necessidade de vitória para seguir no Campeonato Brasileiro. As duas equipes alviverdes estavam na 3ª fase da competição no Grupo T, ao lado de Corinthians e Flamengo. Apenas dois clubes avançavam ao mata-mata das quartas de final.

O time esmeraldino precisava da vitória para não ser ultrapassado na tabela pelo Corintthians ou até mesmo pelo Guarani. Foi aí que o talento do jovem meia Luvanor, com 22 anos na época, prevaleceu. 

O Goiás venceu no Brinco de Ouro, por 2 a 1, com dois gols de Luvanor. O jornal Folha de São Paulo descreveu assim a vitória esmeraldina: "A façanha do Goiás nos pés de Luvanor". O jornal publicou que cerca de 600 torcedores do Goiás viajaram até Campinas e não se decepcionaram com a exibição da equipe e, sobretudo, do seu camisa 10. 

Com a vitória, o Goiás se classificou para as quartas de final, mas acabou eliminado pelo Santos após dois empates. Terminava ali a melhor campanha do clube esmeraldino na história do Brasileirão, até então, ao lado do 7º lugar de 1979.

O palco campineiro voltou a ser decisivo na história do Goiás no Campeonato Brasileiro. Em 1996, o Guarani foi o rival do Goiás nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série A. Em jogo, a melhor participação do clube goiano na história do certame nacional. 

O Goiás chegou a Campinas com vantagem no confronto, pois venceu o Guarani, por 3 a 1, no Serra Dourada. Por ter obtido melhor campanha nas fases anteriores, o time paulista precisava vencer por dois gols de diferença para avançar.

O time esmeraldino, comandado por Paulo Gonçalves, tomou um gol logo aos três minutos de jogo e ficou na berlinda. No entanto, o Goiás conseguiu se defender de forma brilhante e assegurar a vaga na semifinal contra o Grêmio, apesar da derrota, por 1 a 0

Mais notícias

01/12/2021 - Há sete anos, Erik era eleito a revelação do Brasileirão
30/11/2021 - Memória de uma atmosfera elétrica no 'Dia do Fico' do Atlético-GO
29/11/2021 - Tetracampeão se despede do Goiás com segundo acesso à Série A
19/11/2021 - Contra o Londrina, o Vila conquistou o segundo título da Série C
17/11/2021 - Atlético já foi campeão em cima do América-MG
Desenvolvido por brgomes.com