12/11/2016 08:52  •  Atualizada em 16/11/2016 13:47

Inesquecível camisa 7 esmeraldina é atração deste domingo no Futebol de Goyaz

Niltinho foi destaque do ataque do Verde de 1987 até 1993 quando conquistou o vice na Copa do Brasil


Arquivo Pessoal/Niltinho

A equipe Futebol de Goyaz esteve na residência de Nilton Santos de Almeida que nasceu na localidade de Salobro, na cidade de Guapó, localizado na região metropolitana de Goiânia. O Nilton Santos de Goiás recebeu o nome em homenagem, por parte do pai, ao lendário lateral esquerdo da seleção brasileira, bicampeão do mundo em 1958/62. Em sua origem, ele brinca ser a maior "salobridade" de sua cidade natal. No futebol, ficou como Niltinho ou "Kid Bala". O programa vai ao ar neste domingo, 13, a partir do meio dia, na Rádio 730 e no www.portal730.com.br.



Niltinho começou a se encantar pelo futebol ainda na infância. Jogou em várias funções do meio campo antes de se firmar com um dos grandes pontas direitas do nosso futebol. A sua história começou de forma curiosa na esfera profissional ainda nas categorias de base do Goiânia. Como não tinha liberação do patrão, que era esmeraldino, não treinava com o grupo e apenas era convocado para os jogos pelo seu primeiro técnico, Paulo Ventura. Deste jeito, foi campeão sem saber o que estava sendo disputado.

Depois de se destacar no Galo, foi comprado pela Portuguesa de Desportos-SP, onde ficou por um ano e meio antes de retornar ao futebol goiano para vestir a camisa do Goiás. Foi no verde o maior destaque. Foi no verde o encontrou com um dos seus parceiros inesquecíveis: Túlio Maravilha. A dupla Túlio e Niltinho foi arrasadora na década de 1990 e chegou a tentar a reedição no Botafogo-RJ, em 1995. Mas os ventos do destino não sopraram a favor e a parceria, dentro de campo, foi encerrada.

O reconhecimento é mútuo. Tanto que, aqui no Futebol de Goyaz, Túlio já havia confirmado que Niltinho foi o melhor parceiro ao longo de toda a carreira.



São mais de 52 mil resultados cadastrados, mais de 5 mil jogadores catalogados e mais de 4 200 fichas completas. No site também estão todas as edições do programa Futebol de Goyaz e suas histórias.

Conhece um ex-jogador? Nos indique. Use o whatapp 062 99666 9146, nosso novo canal de participação com nossos seguidores. Envie áudio, relembre um jogo inesquecível. Peça detalhes de um grande ídolo. Quem sabe, você é o próximo a participar de nosso programa.

Sabe de um potencial anunciante? Nos repasse. Quer dar visibilidade à sua Marca ou Produto? Fale com a gente. Estamos desenvolvendo um trabalho para ficar eternizado na história. Participe conosco! A Rede da Construção apoia o resgate das origens de nossa paixão!



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O Campinas teve dois artilheiros de campeonatos goianos: Waltercides com 19 anos, em 1963, quando o clube se chamava Campineira e Lindenberg, em 1971, que dividiu a artilharia com Carlos Ramos, do Goiânia, ambos com 9 gols.