14/09/2014 23:42  •  Atualizada em 04/12/2014 16:33

Seleção vem a Goiânia na busca de inspiração para o Mundial 2014

Equipe canarinha disputou 16 amistosos em solo goiano com direito a jogo beneficente


A seleção brasileira se prepara para a disputa da Copa do Mundo e faz amistoso aqui em Goiânia diante do Panamá como sequência dos treinamentos para a estreia no Mundial no próximo dia 12 de junho contra a Sérvia, na Arena Corinthians.
Ao longo da história este será o 14º jogo da seleção canarinho no estádio Serra Dourada. O primeiro compromisso foi em 19/03/1978. Vitória dos brasileiros por 3 a 1 em cima do selecionado goiano.

Ainda houve mais dois amistosos da seleção realizados em solo goiano. Em 1966, uma equipe formada por jogadores que não foram convocados para a Copa da Inglaterra fizeram diversos amistosos pelo país. O Brasil venceu a seleção goiano por 3 a 0.
Em 1983, um combinado de jogadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás representou extra-oficialmente a seleção brasileira e enfrentou um combinado de jogadores da região sul do país.

O jogo foi idealizado por Zico e encampado pelo sindicato dos jogadores cariocas. Pelé elogiou a iniciativa do galinho e topou retornar aos gramados após oito anos de ter anunciado a sua aposentadoria. Os sulistas venceram por 2 a 1 com gols de Vagner. Pelé descontou para o Brasil em cobrança de falta.

Confira mais uma edição do Futebol de Goyaz e suas histórias:



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O primeiro time de futebol de Goiânia foi fundado no dia 28 de abril de 1936. A União Americana Esporte Clube foi idealizada por jovens que migraram da Cidade de Goiás para a nova Capital. O nome foi uma homenagem aos dois tradicionais rivais de Vila Boa de Goiás, a Associação Atlética União Goiana e o América Sport Club. O primeiro presidente do clube foi Elísio Taveira, que já era um dos maiores militantes do futebol na cidade de Goiás.