18/06/2016 19:25  •  Atualizada em 20/06/2016 07:11

Histórias do futebol goiano: A visita do Racing Club à Goiânia

A equipe de Avellaneda foi a primeira do País vizinho a jogar no Estado de Goiás.


Internet / Reprodução

Por: Gerliézer Paulo


No longínquo ano de 1972, o Racing Club, da Argentina, veio ao Brasil para uma excursão. Um dos pontos de parada dos hermanos foi em Goiânia, onde disputaram o Torneio Ibsen Henrique de Castro. A competição ainda contou com a presença de três times goianienses – Atlético, Campinas e Vila Nova.


Na rodada inicial, disputada no dia 23 de janeiro, os dois confrontos terminaram empatados sem a abertura do placar. Atlético e Vila Nova jogaram na preliminar, enquanto o Campinas enfrentou o Racing no jogo de fundo.


Com os dois resultados de empate, a escolha para quem iria decidir o torneio ocorreu por meio de sorteio. Melhor para o Vila Nova e o Racing, que venceram a disputa.


Na noite do dia 26 de janeiro, as quatro equipes voltaram a campo para decidir o título e o terceiro lugar da competição amistosa. No primeiro duelo, Campinas e Atlético empataram por 2 a 2. Fernandinho, o pequeno polegar que brilhou no Vila Nova, e Andes, marcaram para o sucuri. Dadi, duas vezes, fez para os rubro-negros. Este jogo marcou a estreia de Nelson Parrila com a camisa tricolor.


O duelo de fundo foi aguardado com grande expectativa. O Vila Nova, que contava com o retorno do craque Guilherme, encarava os rivais argentinos. Mesmo pressionando muito o adversário, o tigrão não conseguiu furar a retranca do Racing e acabou derrotado no Estádio Olímpico. O atacante Cárdenas foi o autor do único gol do duelo internacional.


No final da história, os argentinos do Racing de Avellaneda conheceram Goiânia, e ainda levaram um troféu pra casa.



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O Flamengo(RJ) foi o primeiro time a conquistar um título no Estádio Serra Dourada. O clube carioca venceu o torneio quadrangular Leonino Caiado, realizado três dias após da inauguração da praça esportiva. Além do rubro-negro, a competição contou com a participação da Argentina, do Palmeiras e da seleção goiana.