09/01/2016 21:43  •  Atualizada em 12/01/2016 10:16

Primeiro bicampeão do Serra Dourada

O zagueiro Alexandre Neto relembra fatos dos 14 anos dedicados ao futebol goiano vestindo as camisas de Goiás e Vila Nova


Vinicius Tondolo/FuteboldeGoyaz

Bastante conhecido por sua firmeza na zaga, Alexandre José Neto é um goianiense que deixou sua história no futebol do nosso estado. Não por gols, mas feitos que se tornaram eternizados em nossa história. Ele foi o capitão da seleção goiana na inauguração do Serra Dourada; multicampeão durante os 13 anos em que vestiu a camisa do Goiás e eternizou a dupla de defensores Alexandre Neto e Macalé na década de 1970. Alexandre Neto é o personagem da 88ª edição do Futebol de Goyaz e suas histórias, deste domingo (10), a partir de 12h30, na Rádio 730.

Alexandre começou como volante a carreira de jogador de futebol ainda na base do Goiás Esporte Clube. Quebrando galho dos treinadores chegou a ser lateral direito, lateral esquerdo até Paulo Gonçalves o fixar como zagueiro, a posição que o consagrou.

Sua estreia foi em 1968 em um clássico com o Goiânia. O primeiro titulo estadual chegou em 1971/72 com o primeiro bicampeonato da história esmeraldina. Fato que se repetiria quatro anos depois sendo o primeiro campeão da Era do Serra Dourada.

Acesse aqui o perfil de Alexandre Neto

Por falar no palco maior do futebol goiano, foi Alexandre o capitão da equipe que encarou a seleção portuguesa e venceu por 2 a 1 com gols de Lincoln e Tuíra. Até hoje, guarda com carinho a camisa de um adversário lusitano.

Com 32 anos, conquistou o passe livre e se transferiu para o Vila Nova onde ficou por seis meses, antes de desembarcar em Salvador para vestir as camisas rubronegras do Vitória-BA, seu último clube.



São mais de 50 mil resultados cadastrados, quase 5 mil jogadores catalogados e mais de duas mil e seiscentas fichas completas. No site também estão todas as edições do programa Futebol de Goyaz e suas histórias.

Conhece um ex-jogador? Nos indique.

Use a hashtag #futeboldegoyaz no twitter e nos indique o jogador que gostaria de saber as histórias.

Sabe de um potencial anunciante? Nos repasse. Quer dar visibilidade à sua Marca ou Produto? Fale com a gente. Estamos desenvolvendo um trabalho para ficar eternizado na história. Participe conosco!

As Tintas Colatex, A Rede da Construção e Loteamento Residencial Maria Oliveira - Fone 3503 1891 já fazem parte do time que está resgatando as origens de nossa paixão!



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O primeiro clássico entre Anápolis e Anapolina por uma competição nacional aconteceu no dia 25 de janeiro de 1981, no Estádio Jonas Duarte. Tricolores e rubros empataram por 2 a 2, jogo válido pela primeira fase da Taça de Prata, competição que equivale à Série B, do Campeonato Brasileiro.