07/09/2014 23:09  •  Atualizada em 20/09/2015 02:24

Túlio Maravilha: Conheça a história dos mil gols do artilheiro goiano

Atacante relembra a trajetória de sucesso do Goiás, a seleção até a saga de um sonho


Divulgação

Túlio Humberto Pereira da Costa foi três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A (1989, 1994 e 1995), um recorde com quem divide com Romário e Dadá Maravilha. É o único jogador do futebol brasileiro a ter sido artilheiro em três divisões do futebol nacional - tendo sido o maior goleador da Série B (2008) e da Série C (2002 e 2007). Ficou também conhecido por seu estilo irreverente e pouco modesto, de autopromoção e sem ter papas na língua.

Começou sua carreira no Goiás em 1987 e em pouco tempo ganhou projeção nacional. O seu auge veio no Botafogo, onde foi ídolo e ajudou o clube carioca a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995. A boa fase naquele ano rendeu convocação para a Seleção Brasileira de Futebol que disputou a Copa América de 1995. Depois da passagem destacada pelo Botafogo, Túlio passou por Corinthians, Vitória, Fluminense e Cruzeiro, mas sem o mesmo brilho dos tempos do Botafogo.

O artilheiro relembra as primeiras oportunidades, as dificuldades no futebol suiço e a incansável busca de chegar ao milésimo gol na carreira. Diante de suas contas, o milésimo aconteceu no Araxá Esporte Clube na temporada de 2014.

Fora do futebol, Túlio foi eleito vereador por Goiânia em 2008, quando vivia uma fase espetacular com a camisa do Vila Nova na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O ex-atleta vai abrir o jogo sobre seus arrependimentos durante a campanha eleitoral.

Saiba mais sobre Túlio Maravilha...




Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


Em 1965, a Fundação de Esportes proibiu jogos amistosos entre times goianos e equipes como São Paulo, Vasco, Santos e Botafogo para evitar o "estrangeirismo". Como medida, a fundação passou a cobrar taxa de 34% sobre a renda bruta dos jogos diante desses adversários.