26/10/2015 23:20  •  Atualizada em 26/10/2015 23:22

Apelido estranho e gols olímpicos marcam a trajetória de Tonho no Dragão

Nascido no bairro de Campinas, o ex jogador começou nas categorias de base até chegar ao profissional do Atlético nas décadas de 1960 e 1970


João Paulo di Medeiros/Futebol de Goyaz

Relembrar a época romântica do futebol goiano é uma das responsabilidades do Futebol de Goyaz e suas histórias. Voltar a uma época onde a rivalidade esportiva estava estruturada em uma disputa entre Campinas (uma cidade que virou bairro) e Goiânia (a nova capital). Um dos personagens desta divertida história, na edição 79, é Antônio Carlos Nunes, o Tonho que vestiu a camisa do Atlético Clube Goianiense na década de 1960 e chegou a ser campeão goiano em 1970.

Tonho descende de uma linhagem de sucesso no futebol goiano em uma linha defensiva formada por Plínio e Aldo Cestário. Além disso, carrega um apelido curioso imposto pelo amigo Adalberto Cruvinel. Por causa da pele branquinha, fichava com o nariz bastante vermelho depois de cada partida de baixo de sol forte. Resultado: ganhou o apelido de Tonho Hemorróida.

Dentro de campo, o meiocampista foi reconhecido pela habilidade e competência nas cobranças de escanteio. Ele jura ser um dos primeiros jogadores em Goiás a constantemente fazer gols olímpicos. Seus chutes eram mortais e foram inspirados por Carlúcio, ex-jogador do Dragão rubronegro. Se orgulha de ter sido o autor do primeiro gol da história do Itumbiara Futebol Clube no ano de 1970.

Nesta mesma temporada, Tonho foi campeão goiano em 1970 em cima do Vila Nova em uma tarde inspirada do goleiro Pedro Bala. A faixa do título foi recebida em um duelo contra o Alianza Lima-PER que tinha o destaque Cubillas que a presenteou ao Tonho.

São mais de 50 mil resultados cadastrados, quase 5 mil jogadores catalogados e mais de duas mil e quinhentas fichas completas. No site também estão todas as edições do programa Futebol de Goyaz e suas histórias. Conhece um ex-jogador? Nos indique. Sabe de um potencial anunciante? Nos repasse. Quer dar visibilidade à sua Marca ou Produto? Fale com a gente. Estamos desenvolvendo um trabalho para ficar eternizado na história. Participe conosco!

As Tintas Colatex e A Rede da Construção já fazem parte do time que está resgatando as origens de nossa paixão!




Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O primeiro jogo entre Atlético e Goiânia aconteceu no dia 31/07/1938, no campo da Av. 24 de outubro. O Goiânia venceu a partida por 1 a 0, gol de Sebinha.