22/10/2015 11:02  •  Atualizada em 22/10/2015 11:04

Tuíra: o jogador que aliou polêmica e técnica com grande eficiência no futebol goiano

Sem papas na língua, o meia fazia a festa dos repórteres com declarações apimentadas antes dos clássicos


Terceiro Tempo

A edição 78 do programa Futebol de Goyaz resgata a história de um dos craques, da década de 1970 e 1980, mais polêmicos da história do futebol goiano. Valtuir Laureano Marques começou a carreira nos campinhos de terra do estádio Pedro Ludovico Teixeira (Olímpico), ganhou a oportunidade no Goiânia Esporte Clube, foi contratado pelo Goiás Esporte Clubes e praticamente encerrou sua carreira no Vila Nova Futebol Clube.

Em uma casa de 11 irmãos, ele nem era o mais fã do esporte, porém foi o único a se tornar jogador profissional. O apelido "Tuíra" vem dos tempos de criança por causa do gosto por cabelos mais longos e o futebol tratou de se apropriar de seu talento e seu codinome doméstico.

O meiocampista foi campeão com o Goiânia em 1968. No ano seguinte se transferiu para o Goiás, onde muitos avaliaram sair do melhor para o pior e se tornou multicampeão com a camisa esmeraldina. Foi o autor do gol da vitória da seleção goiana na inauguração do estádio Serra Dourada, em 1975, diante da seleção de Portugal. Se orgulha de ter marcado Pelé no épico e história empate com o Santos, em 1974, no Pacaembu.

Confira mais detalhes de Tuíra: Acesse o perfil dele no Futebol de Goyaz

São mais de 50 mil resultados cadastrados, quase 5 mil jogadores catalogados e mais de duas mil e quinhentas fichas completas. No site também estão todas as edições do programa Futebol de Goyaz e suas histórias. Conhece um ex-jogador? Nos indique. Sabe de um potencial anunciante? Nos repasse. Quer dar visibilidade à sua Marca ou Produto? Fale com a gente. Estamos desenvolvendo um trabalho para ficar eternizado na história. Participe conosco!

As Tintas Colatex e A Rede da Construção já fazem parte do time que está resgatando as origens de nossa paixão!




Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O atacante Lincoln marcou o primeiro gol do Goiás no Campeonato Brasileiro. Ele balançou a rede na vitória esmeraldina sobre o Flamengo, por 1 a 0, no dia 29/08/1973, no Estádio Olímpico, em Goiânia.