31/07/2015 07:53  •  Atualizada em 31/07/2015 07:54

Clássico vovô completa 77 anos de existência

O confronto representava a rivalidade entre a Capital e Campinas, tão forte nos primeiros anos após a fundação de Goiânia


Há 77 anos começava a história do primeiro clássico do futebol goianiense. Atlético Goianiense e Corinthians Goiano se enfrentaram no Estádio Antônio Accioly, na época conhecido apenas como Campo da Avenida 24 de Outubro.

Os alvinegros venceram por 1 a 0, mas infelizmente não foi encontrado registro com o autor do gol.

Confira a fica técnica do amistoso com os dados encontrados



Na única notícia encontrada sobre o jogo, no jornal O Popular, não tem a escalação completa das equipes. Mas sabe-se o nome de pelo menos dois jogadores que atuaram pelo Atlético, o goleiro Edson Hermano e o atacante Joãozinho. Pelo lado alvinegro jogaram os zagueiros Guim e Canhoto, os médios Lázaro, Lino e Virgílio e os atacantes Veiga, Felipinho e Sebinha.

A arbitragem do jogo ficou a cargo do prefeito de Goiânia na época, Venerando de Freitas Borges.

No ano seguinte, ou seja, em 1939, o Corinthians Goiano trocou o nome para Goiânia Esporte Clube.

O Futebol de Goyaz tem registrado até o momento 179 jogos entre as duas equipes. Mas com certeza, com o andamento das pesquisas, muitos outros vão aparecer. Nos jogos já encontrados, o Galo leva vantagem sobre o Dragão no número de vitórias, 61 a 59, e nos gols marcados, 247 a 245.



Mais notícias




Programa de rádio

Edição 160 - Célio Gaúcho

Todos os domingos às 12h na Rádio 730

Enciclopédia


O Atlético participou do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1979. Na estreia, o time rubro-negro foi derrotado pelo Gama, por 4 a 3, no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal.